Mídia

Procurando alguma matéria ou assunto específico?

Wrap Up Semanal

Brasil

Estado de SP retrocede a fase vermelha do plano de contenção

Com o objetivo de frear a propagação do coronavírus que vem aumentando nas últimas semanas, o governo anunciou a volta para a fase vermelha a partir da sexta feira (25). Segundo o governo a fase vermelha irá permanecer durante os dias 26, 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. Além de diminuir a propagação o governo tem como objetivo reduzir as ocupações nos hospitais.

 

Recorde no volume de movimentações no Porto de santos

Mesmo com as dificuldades da pandemia do novo coronavírus e paralisação de diversos setores da economia. Houve um aumento de 9% entre janeiro e novembro de 2020 em relação a 2019. Foram aproximadamente 130 milhões de toneladas. Esse aumento é reflexo dos investimentos que vem sendo feitos ao longo dos últimos 5 anos em infraestrutura e tecnologia, o que possibilitou essa alta na movimentação em relação ao ano anterior.

 

Boletim focus divulga projeção do PIB, com alta de 0,03%

O Bacen divulgou nesta segunda feira, o Boletim Focus, com nova expectativa do PIB para 2021. A estimativa anterior para o crescimento de 2021 era de 3,46% e agora, o mercado acredita que o PIB terá alta de 3,49%. Para este ano, a expectativa ainda se mantém no campo negativo, com retração de 4,40%. A inflação continua com a mesma avaliação, com o IPCA ao final de 2020 em 4,39%.

 

Internacional

 

Brexit: Acordo promulgado e principais pontos

Nesta quinta-feira (24/12), a União Europeia e o Reino Unido anunciaram o acordo sobre as relações pós-brexit. A decisão de sair do bloco econômico veio há aproximadamente 4 anos atrás, em 2016, quando o país decidiu se retirar da União Europeia. Agora, com o acordo fechado, o Reino Unido irá completar sua retirada em 31 de janeiro de 2021, sendo primeiro de janeiro até esta data, o período de transição.

Como principais pontos, podemos citar primeiramente a isenção de tarifas e cotas com países do bloco europeu. Isto é: mercadorias que cruzarem as fronteiras não incidirão impostos, assim como não haverá limite para a negociação destas. Em segundo lugar, é válido denotar a afetação da livre circulação de pessoas. Anteriormente, dentro da UE, os cidadãos podiam circular entre fronteiras sem passaporte. Agora, os moradores do bloco europeu terão que se inscrever no Acordo de compensação para continuar vivendo no Reino Unido. Caso o indivíduo tenha se inscrito nesse acordo, poderá viver no país até pelo menos 31 de dezembro de 2025. Os residentes do bloco econômico ainda poderão realizar viagens curtas sem a necessidade de visto para o Reino Unido.

 

Covid-19: novos casos da cepa na Europa e no Japão

Nesta sexta (25/12), primeiros casos da nova variante da covid-19 foram identificados na Europa: um na França, um na Suécia e quatro na Espanha. No caso do primeiro, o cidadão voou de Londres para Tours e testou positivo após chegar na cidade. Agora, as autoridades irão realizar o ‘contact-tracing’, de forma a localizar todas as pessoas que estiveram em contato com o infectado. Por outro lado, França e Espanha recebem as primeiras doses da vacina da Pfizer. O início da imunização está previsto para iniciar domingo dia 27 de dezembro.

No sábado (26/12), o Japão confirmou a detecção de novos casos da nova cepa do corona vírus. A confirmação veio após o teste em um grupo de recém chegados da Inglaterra e a confirmação de que se tratava da nova variante. No mesmo dia, Tóquio confirmou um novo recorde de infectados em 24h: 949 casos. Em vista de todo esse quadro, o país fechará suas fronteiras a partir do dia 28 de dezembro e só deve terminar em janeiro.

 

 

Principais índices financeiros


Bolsa

A semana passada, mais curta por conta do feriado do Natal, fechou com o principal índice da bolsa brasileira em alta de 0,7%, aos 116.636 pontos. O último dia de negociação foi de alta volatilidade, devido a uma nova mutação do coronavírus, que levou investidores a tomarem uma posição mais cautelosa frente a renda variável.

O que auxiliou também o Ibovespa a se manter foi a alta nos preços do petróleo, o que levou as ações da Petrobrás ON a subirem 1,02% e as preferenciais 0,96%.

 

Dólar

A moeda americana teve alta de 0,75%, cotado a R$ 5,20. O que impulsionou o preço do dólar foi a busca por hedge pelos investidores, aumentando sua demanda no mercado.

Quando comparado a outras moedas emergente, o movimento foi contrário ao peso mexicano (-0,44%) e ao rublo russo (-0,98%).

 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS