Mídia

Procurando alguma matéria ou assunto específico?

Wrap Up Semanal

Brasil

Interferência no comando da Petrobras tumultua o mercado financeiro

Após uma série de ameaças e desentendimentos em relação a recentes ajustes nos preços dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna para substituir Castello Branco.

Com essa mudança as ações da empresa despencaram, resultando em uma perda financeira acumulada de aproximadamente R$ 60 bilhões até sexta-feira (19).

Mesmo depois da demissão do então presidente Castello Branco, Bolsonaro afirmou que “semana que vem teremos mais” e completou: “O que não falta para mim é coragem para decidir, pensando no bem maior para nossa nação”. As afirmações foram feitas no evento da escola Especial de Cadetes do Exército, na cidade de Campinas.

Atraso na entrega das vacinas gera atrito entre Ministério da Saúde e instituto Butantã

Após acusações do Ministério da Saúde sobre o atraso no prazo de entrega das vacinas contra o Covid-19, o Diretor do instituto Dimas Covas rebateu as afirmações, dizendo que o cronograma será mantido conforme o contrato. O único empecilho que pode eventualmente causar um atraso nos prazos seria a demora no envio de insumos necessários da China para fabricação do imunizante.

Além disso, o Instituto Dimas Covas relembrou que no ano passado, o Butantã disponibilizou 60 milhões de doses de vacinas para entrega ainda em 2020 e mais 100 milhões para entrega em 2021, porém a resposta só veio no dia 7 de janeiro de 2021.

 

Adoção de medidas fiscais contra alta de combustíveis

O Instituto de Estudos Estratégico de Petróleo (Ineep) afirmou que o governo brasileiro deve adotar medidas fiscais que detenham a alta dos preços de combustíveis frente a flutuações do mercado externo, as quais a política de preços da Petrobras acompanha.

Diante disso, o governo federal já anunciou a redução nos impostos sobre o diesel e o gás de cozinha a partir do próximo mês.

O Ineep defende, ainda, que a providência adotada é de teor paliativo, a qual remediará apenas a alta mais recente dos preços, e que, a fim de evitar a vulnerabilidade dos preços brasileiros frente ao mercado externo, serão necessárias medidas de cunho estrutural.

Internacional

Crise de energia no Texas – EUA

Uma forte queda na temperatura levou os habitantes do Texas a demandarem mais energia para aquecer suas casas. Esse choque de demanda, combinado com condições climáticas adversas, deixou milhões de texanos sem energia na última semana.

Uma grande parte do problema se deve a incentivos, uma vez que as empresas de distribuição não sofrem penalidades no caso de escassez. Além disso, o sistema de distribuição de energia no Texas, chamado de ERCOT, opera independentemente do resto do país, que possui outros dois sistemas, Eastern e Western. Dessa forma, não só se torna impossível obter energia dos outros estados, como também as empresas locais se beneficiam do aumento do preço em situações como esta.

 

IBM estuda venda da Watson Health

A inteligência artificial Watson, criada pela IBM, era vista como uma tecnologia capaz de inovar o setor de saúde. Agora, a empresa reconhece as dificuldades, principalmente no ganho de participação de mercado, e pode vender a divisão Watson Health. A IBM tem concorrentes como Microsoft e Google, que possuem produtos voltados para esse mercado.

A indústria de Healthcare, avaliada em torno de 1 trilhão de dólares nos EUA, atrai a atenção de diversas empresas, mas os desafios não são fáceis. Recentemente, a Haven, uma parceria entre a Amazon, J.P Morgan e Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, foi encerrada depois de 3 anos de atividade.

Principais índices financeiros


Bolsa

Nos três dias úteis de abertura da bolsa pós carnaval, o Ibovespa fechou em queda de 0,84%, aos 118.431 pontos. Um dos principais motivos para o desempenho foram as declarações de Jair Bolsonaro, em respeito à Petrobrás. O presidente ficou em desacordo com Roberto Castello Branco e falou sobre os reajustes na política de preços da companhia. Castello Branco foi demitido e o novo chefe da estatal é Joaquim Silva e Luna, diretor geral da Itaipu Binacional e ex-ministro da Defesa do governo Temer.

Os papeis da companhia ordinários e preferenciais caíram, respectivamente, -3,9% e -4,9% nos últimos dias uteis. A petroleira sozinha tem peso no IBOV de 10,52%.

Dólar

Em correlação negativa com a bolsa, o dólar teve leve valorização na semana. A moeda fechou cotada a R$ 5,39, com desempenho positivo de 0,19%. A situação de jogo político, devido a interferências em determinadas áreas sem motivos reais pelo presidente Jair Bolsonaro fez com que os investidores ficassem mais apreensivos em relação ao futuro econômico do país.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS