Mídia

Procurando alguma matéria ou assunto específico?

Wrap Up Semanal

Brasil

Cancelamento do 13°do bolsa família neste ano 

Durante uma live nas redes sociais no dia 17/12/2020, Jair Bolsonaro afirmou que os beneficiários do bolsa família não teriam direito a um 13º pois o presidente da câmara, Rodrigo Maia deixou caducar uma medida provisória. “Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da câmara”, afirmou Bolsonaro.

Rodrigo Maia usou a tribuna da casa para se defender da acusação dizendo que o presidente mentiu. O presidente da câmara afirmou a intenção em colocar para votar outra medida provisória referente a prorrogação do auxílio emergencial, sendo possível incluir a medida do pagamento do 13º do bolsa família, caso fosse desejo do governo. Essa resposta veio, logo após o líder do governo na câmara, deputado Ricardo Barros afirmar que o próprio ministério da economia pediu para que a medida não fosse votada por falta de recursos, ou seja a orientação veio do governo.

Por último, no dia seguinte a fala do presidente, o ministro da economia, Paulo Guedes explicou o motivo do governo ter optado por não aprovar a medida. Com a chegada da pandemia e consequentemente da desoneração fiscal, caso o governo optasse por dar o 13º pelo segundo ano consecutivo, estaria cometendo um crime de responsabilidade fiscal, uma vez que os recursos não foram provisionados.

 

Escassez de produtos eleva os custos da construção civil

Mesmo com a retomada superior do setor da construção civil em relação aos demais setores da economia, as obras em todo país vêm sendo impactadas diretamente. A paralisação da indústria em função do lockdown gerou diminuição de estoque dos materiais. Além disso, a indústria precisa de um certo tempo para retomar a produção no mesmo nível do período que antecedeu o lockdown. O resultado? Aumento significativo nos preços, só em novembro a inflação dos materiais de construção bateu 17,7% em novembro.

 

São Paulo recebe 2 milhões de doses de Coronavac

Na sexta-feira, o estado de SP recebeu a terceira remessa de Coronavac, a vacina desenvolvida na China pelo instituto Butantã, em colaboração com o laboratório Sinovac. Com isso, São Paulo já detém 3,12 milhões de doses.

João Doria, governador do estado, afirmou que a vacinação deve ser iniciada no dia 25 de janeiro, data do aniversário de São Paulo. Bruno Covas, do PSDB também, disse que mais carregamentos do imunizante deverão chegar ao país, para que assim, em janeiro, 9 milhões de doses estejam disponíveis para a população.

Internacional

Reino Unido impõe novo lockdown para impedir mutação do covid-19

Neste domingo (20/12), o Reino Unido irá impor novamente lockdown, na tentativa de para a propagação da mutação do covid-19. Especialistas afirmam que tal mutação é mais contagiosa e transmissível, que possivelmente influenciou na nova onda de infectados no território britânico. A medida restritiva se manterá até 30 de dezembro, em que as autoridades irão reavaliar a prorrogação da medida ou não. Londres e a região sudeste terão que suspender por completo os comércios e aglomerações de qualquer tipo, o que afeta as comemorações natalinas do dia 25. Os territórios que não fazem parte dessa região, poderão prosseguir com as aglomerações e com os comércios abertos.

EUA sofrem novos ataques cibernéticos, há um mês do término de mandato presidencial

Autoridades federais americanas anunciaram que os Estados Unidos sofreram ataques de hackers de Kremlin. A um mês de deixar o cargo, presidente Trump permanece em silêncio sobre as investidas, não promulgando sanções à Rússia e deve deixar para o governo de Biden resolver a situação. Especialistas no assunto afirmaram que foram ataques de grande escala e mesmo que provas concretas tenham sido coletadas, é necessário tomar atitudes imediatas, a fim de prevenir a realização de novas investidas. Os hackers tiveram não somente tiveram acesso aos códigos de laboratórios nucleares, do Pentágono, mas também de mais de 40 empresas, predominantemente de segurança. Semelhantemente às últimas eleições presidenciais americanas, no final do mandato de Obama, os EUA também sofreram investidas cibernéticas. Até o momento, a Rússia se mantém em silêncio também.

 

Principais índices financeiros


Bolsa

O Ibovespa encerrou a sétima semana de alta consecutiva, aos 117.638 pontos, representando uma valorização de 2,5% no período. Ao longo da sexta-feira, o índice chegou a tocar os 119.000 pontos, porem perdeu força e terminou em patamar ligeiramente abaixo. Os principais fatores que vem impulsionando a bolsa brasileira são a alta no preço das commodities, com a retomada das economias ao redor do mundo e a expectativa da aprovação de um novo pacote de estímulos nos EUA.

Os papeis que representaram maiores altas na semana também foram os ligados a commodities, como CSN (+ 3,33%), Vale (+0,69%) e Suzano (+2,67%).

Na contramão das empresas acima, porém ainda no mesmo setor, ficou a Petrobras. Mesmo com a alta no preço do petróleo, a grande realização de lucros por parte dos investidores fez com que os papeis da petroleira encerrassem a semana com queda de 1,40%.

 

Dólar

O dólar comercial fechou a semana passada com alta de 0,74%, a R$ 5,0818, em oposição ao movimento anterior ao longo do mês, que cai 4,95%. O resultado foi fruto do embate entre Rodrigo Maia, presidente da Câmara e o presidente Jair Bolsonaro sobre o tema da manutenção do auxílio emergencial, o que levantou suspeitas a respeito da manutenção do teto de gastos do país.

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS