Mídia

Procurando alguma matéria ou assunto específico?

Wrap Up Semanal

Brasil

Porcentagem de eficácia da vacina de Oxford é menor do que se esperava

 

 

A vacina foi desenvolvida pela universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e teve um resultado abaixo dos resultados apresentado até agora. Segundo os desenvolvedores da vacina, a eficácia média seria de 70,4%. Porém, quando o voluntário recebe meia dose, seguida de uma dose completa a eficácia é de 90%.

O resultado não foi analisado por outros cientistas, o que irá ajudar no entendimento deste estudo.
O mercado financeiro não recebeu bem a notícia e as ações da farmacêutica caíram 1.8% após a apresentação das conclusões do estudo. Em parte, esse movimento se deve ao percentual menor de proteção, se comparado as demais farmacêuticas que anunciaram eficácia de 92% (Gamaleya) 94,5% (Moderna) e 95% (Pfizer).

Em contrapartida, a vacina de Oxford tem um custo inferior frente as concorrentes. A temperatura de armazenamento fica em torno de 2°C e 8°C, e a validade pode chegar a 6 meses. Isso irá facilitar a distribuição do imunizante em escala mundial, uma vez que as concorrentes necessitam de temperaturas entre -20 °C e -70°C.

 

Open Banking, a próxima grande mudança do mercado financeiro

 

O Open Banking ou banco aberto, é um termo da área financeira, que tem como objetivo o compartilhamento de informações dos clientes entre instituições financeiras e outras instituições que tenham autorização do Banco Central.

Esse sistema traz diversos benefícios para os consumidores, como por exemplo, taxas de juros mais atrativas na contratação de um empréstimo, ou até mesmo em um financiamento. Hoje, os brasileiros não têm tantas opções como no exterior em função da grande concentração nos 5 maiores bancos do país. Com essa mudança, novos players de mercado, como é o caso da fintechs, terão acesso aos dados para oferecer condições alternativas.

Obviamente, esse compartilhamento só será possível, caso o cliente autorize o compartilhamento de seus dados com outras instituições. Hoje em dia, existem instituições que já atuam nessa linha de open banking, unificando dados de clientes que tem contas em diversas plataformas, em um mesmo lugar. Inclusive, após receber demandas frequentes frente a dificuldade de alguns clientes em acompanhar os ativos em diferentes instituições financeiras, a Blackbird lançou um aplicativo. Blackbird Consultoria, possibilitando a consolidação da carteira de investimento dos clientes que tem contas em outras instituições, facilitando o entendimento de distribuição por classe de ativo.

 

Fitch mantem rating do Brasil em BB-

A agência de rating Fitch, que está entre as três mais conhecidas, manteve o patamar do Brasil em BB-, na semana passada. Aliado a isto, a agência frisou que é importante que o Brasil faça sua lição de casa e tenha como principal pauta a manutenção do teto de gastos e o cuidado com o recente encurtamento da dívida pública do Tesouro.

Internacional

Recursos de Trump para a corrida presidencial estão se esgotando

 

Com os resultados preliminares da eleição presidencial divulgado, os EUA passam por um estado de conturbação política. Isso porque, Trump, atual presidente do país, desde então tem implementado ações e tentativas para a contestação e reviravolta na contagem dos votos. Até o momento, no entanto, Trump, das 28 ações judiciais que tinha movido contra os estados, ganhou em uma, na Pensilvânia, que determinava o encurtamento do prazo para o reenvio da cédula de voto para aqueles que a preencheram incorretamente.

 

Como alternativa, ainda, Trump e sua equipe de campanha, possuem duas alternativas: impedir que a certificação da vitória de Biden nos estados e pressionar os membros dos legislativos estaduais a optarem por representantes republicanos fiéis ao presidente. Nos EUA, a aprovação e certificação da contagem dos votos em cada estado é realizada por um grupo de quatro pessoas, duas de cada partido. No entanto, como tentativa de postergação dos resultados, a equipe de campanha republicana solicitou para que os membros republicanos da certificação não o aprovassem. Segundo a equipe de Trump, eles ainda possuem aproximadamente 35 ações judiciais para soltarem e prolongar esse período de conturbação. Georgia, estado historicamente republicano, teve resultado definitivo democrata, reafirmando o resultado preliminar que tinha obtido.

 

Conflito histórico em Nagorno-Karabakh encerra-se após seis semanas de conflito

O embate histórico pela região de Nagorno-Karabakh se encerrou nessa semana. O conflito pela região entre Azerbaijão e Armênios teve fim após seis semanas de conflito e milhares de soldados mortos. A região de Karabakh legalmente pertence a Azerbaijão, porém, ocupado quase que por completo pelos armênios desde 1990. A investida iniciou-se pela primeira parte e estendeu se por seis semanas. Com essa derrota pela parte daqueles, os territórios de Agdam, Kalbajar e Lachin terão que ser entregues aos Azerbaijaneses e os a população terá que migrar para novas terras. Como protesto e como forma de resistência, a população local tem ateado fogo nas casas.  A Rússia intermedia um controle de paz entre as partes e garante que não haja novos conflitos.

Principais índices financeiros


Bolsa

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo encerrou o pregão da última sexta-feira aos 106.042 pontos, o que representou 1,26% de alta semanal.

Esta é a terceira semana consecutiva de alta no índice. Analistas dizem que o panorama tem sido favorável para mercados de países emergentes, uma vez que ainda apresentam preços dos ativos mais descontados frente às economias desenvolvidas e podem apresentar alta valorização com a fase de reabertura pós Covid-19, conforme a expectativa pela vacina avança.

Esta análise se reflete nos números de entrada do investidor estrangeiro aqui no país, cerca de R$ 25,7 bilhões foram adicionados nas movimentações do mês na nossa bolsa de valores, advindos totalmente do exterior.

 

Dólar

Por outro lado, o dólar comercial foi um indicador que apresentou queda na última semana, pesar de subir 1,35% no último dia útil, fechando a sexta-feira cotado a R$ 5,38. No acumulado semanal a moeda americana apresentou desvalorização de 1,63%, resultado do grande fluxo de capital estrangeiro que entrou no país.

 

 

 

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS